Dor é provavelmente o sintoma mais comum dentro do consultório do reumatologista, auxiliando diariamente diversos pacientes no seu desconforto. 

A dor crônica aparece em diversas especialidades: na neuro é a enxaqueca, na gastro é dor abdominal, na ginecologia, dor pélvica, e na reumatologia, ela se chama Fibromialgia. 

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica diagnosticada clinicamente (ou seja, não tem exame que comprove), associada a distúrbios de sono (como a insônia e sono não reparador) e distúrbios de humor (como ansiedade e depressão). 

Se você tem uma suspeita ou se foi diagnosticada com a doença, fique calma! O acompanhamento médico é imprescindível para o diagnóstico e para o tratamento, e tem muito a ser feito. 

Apesar de ser uma doença crônica, tem um controle excelente a partir do tratamento eficaz. E vou te contar uma coisa: o tratamento depende em grande parte de você mesma, e das mudanças de hábito que conseguirá fazer. E vou acompanhando e te apoiando no processo!

Já adianto que o principal pilar do tratamento é a realização de atividades físicas regulares, adequação de padrão de sono e cuidado com as questões psicológicas. 

O tratamento não é fácil, mas é simples. Vamos juntas?


Dra Ana Clara Ribeiro Gazeta - CRM-SP 169.467

Instagram: @reumato.clara